Upline não é chefe

Talvez você tenha torcido o nariz na última lição, porque algumas verdades sobre INDEPENDÊNCIA incomodam, mas espero que, após esses dias de reflexão, você esteja pronto para quebrar novos paradigmas. 

O Marketing Multinível é um negócio baseado em "relações". Você se relaciona com a empresa, com o Sistema, com seus uplines, downlines, convidados, clientes e prospectos. 

Também se relaciona com seus concorrentes, críticos e familiares, que muitas vezes orbitam entre uma e outra condição. E no final das contas, se você não tiver clareza do SEU posicionamento, daquilo que você ACREDITA e QUER realizar para VOCÊ, é impossível dar dois passos na mesma direção. 

Você fica confuso, inseguro, ansioso, preocupado e absolutamente IMPRODUTIVO, porque essas relações puxam você para lados diferentes, como um pequeno barco à deriva, em mar revolto! 

Imagine esta situação, exatamente como descrevi acima. Você não tem muitas opções: Ou assume o COMANDO da sua vida, de uma vez por todas, transformando aquele pequeno bote frágil em um transatlântico seguro, ou será engolido pelas ondas. 

Eu sei que é uma delícia o pensamento romântico da interdependência, de que tudo é transparente, que todos nutrem um sentimento maravilhoso por você, e que serão felizes para sempre, neste mar de rosas APARENTE, mas você já não é tão jovem para se deixar levar pela correnteza, sem, no mínimo, ficar atento. 

Logo a sua frente pode haver um iceberg... 

Procedimentos de segurança que jamais serão usados

A essa altura, você deve estar se perguntando: "O Sergio pirou? Cadê o otimismo, o entusiasmo, a EDIFICAÇÃO? De uma hora para outra, ele resolveu ser negativo?" Se me der uma chance, eu juro que explico. 

Antes disso, respire fundo, sintonize na Rádio Multinível "Música para DESPERTAR" e faça uma breve desintoxicação. Não quero que você fique pensando mal de mim. Eu AMO Multinível e tenho certeza que seus uplines são os melhores do mundo! 

Tenho certeza que não há iceberg nenhum e que você baterá todas as suas metas, em tempo recorde! Eu realmente acredito e quero que VOCÊ também acredite nisso! 

A questão é que esse treinamento não é mais sobre "acreditar" ou "confiar", porque já estamos no módulo 7. Só estou repetindo o que a aeromoça faz antes do avião decolar. 

Por que você precisa saber das máscaras de oxigênio e onde é a saída de emergência mais próxima, se o vôo em que está será perfeito? 

Por que precisa daquela simulação de resgate, com sirene, colete salva-vidas e todo mundo correndo no convés, no cruzeiro de férias da sua companhia, se nada vai lhe acontecer? Porque SIM! Ponto! Continue acreditando que tudo será maravilhoso, mas PREVINA-SE! 

Revelação BOMBÁSTICA: Seus uplines são humanos

Eu não tenho aquele pin reluzente "MEGABLASTERULTRASUPERVIPCLASS", nem estou qualificado para as férias na estação espacial da NASA, mas já acompanhei de perto milhares de casos e garanto que seus uplines são feitos de carne e osso. 

Eles também têm dor de barriga, sabia? E também têm problemas pessoais para resolver, como doenças de familiares, pneus furados e outros imprevistos. 

Eles SEMPRE vão querer o seu melhor, porque seria burrice o contrário. Porém, há coisas na vida que não estão sob o controle deles, o tempo todo. 

E a melhor intenção do mundo não é, necessariamente, sinônimo de sabedoria e competência para lidar com todas as situações. Você precisa suprir, com a SUA sabedoria e competência, as falhas que porventura eles cometerem, sem querer, e que possam te prejudicar. 

Não é heresia o que estou dizendo. Os uplines também erram, como erram nossos pais, ao longo da vida. 

Eles querem nos proteger, às vezes até demais, porém não é raro que acabem nos prejudicando, sem querer. Eu amo minha mãe e meu pai, mas não concordo com tudo o que eles me dizem, ou mesmo com seus exemplos.

Eu amadureci como pessoa e hoje tenho minhas próprias convicções, sobre o que devo ou não fazer da minha vida. Assim é também no Multinível. No início, você é um bebê e PRECISA confiar cegamente, porque as chances de fazer besteiras são enormes.

Seus uplines vão acertar muito mais que você, mesmo que ainda cometam alguns enganos. Porém, daqui a alguns meses ou anos, eu realmente espero que você seja melhor do que eles, e possa decidir, por conta própria, o que fazer da sua carreira profissional. 

O quê NÃO esperar do seu upline

Se o melhor upline do mundo é humano, isto significa que ele tem 24 horas por dia para cuidar de todas as suas obrigações. Se ele é realmente BOM, também significa que ele já tem outros downlines, e a tendência é que tenha cada vez mais, para cuidar. 

Ou seja, a quantidade de tempo que ele tem para dedicar a você, única e exclusivamente, tende a diminuir, na mesma proporção. Portanto, não espere que o seu upline construa o SEU negócio por VOCÊ. É impossível! 

1. Não espere que o seu upline fique te ligando para dizer o que você deve fazer. Ele não é seu chefe, nem lhe dá ordens! É um parceiro importante, um mentor que lhe será muito útil, se você souber ouvi-lo e aproveitá-lo, mas você precisa ser INDEPENDENTE. É você quem deve pedir instruções e acatá-las, ao mesmo tempo em que se desenvolve e aprende a decidir por conta própria o que fazer; 

2. Não espere que o seu upline desperte interesse, convide as pessoas, apresente a oportunidade, cadastre e faça o acompanhamento das primeiras 72 horas, com seus novos downlines. Talvez ele faça isso uma ou duas vezes para ensiná-lo, mas logo você terá que assumir 100% dessas funções; 

3. Não espere que o seu upline venda produtos por você, se for o caso da sua oportunidade. Ele já tem que prospectar, atender e acompanhar os clientes dele; 

4. Não espere que o seu upline cuide dos seus líderes descendentes com o mesmo grau de interesse que você, porque talvez, pelo Plano de Marketing da sua empresa, seja melhor para ELE focar em outros líderes. Ele está envolvido com sua rede, mas o COMPROMETIMENTO com a SUA rede tem que vir de VOCÊ; 

5. Não espere que o seu upline dê o mesmo VALOR que você para esses conhecimentos, porque talvez ele prefira que você vá vender e recrutar de qualquer jeito, ao invés de afiar o seu machado. O SEU desenvolvimento pessoal e profissional é responsabilidade SUA! 

É você quem deve construir sua carreira como Profissional de Multinível com INDEPENDÊNCIA, assim como você toca a sua vida, com INDEPENDÊNCIA dos seus pais. O amor não tem medida, mas há limites físicos, culturais e comportamentais DOS OUTROS que não podem te aprisionar. 

Um grande abraço, 

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.

http://www.sergiobuaiz.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário