O comportamento exemplar do líder

Neste módulo, já vimos diversos aspectos que influenciam na sua POSTURA como líder, incluindo a forma de se comunicar com os outros, através do tom de voz e da fisiologia. 

Falamos também sobre Marketing Pessoal e os cuidados que você deve ter com sua imagem profissional, a citar: aparência, vestimenta, uso de acessórios adequados, cartão de visitas etc. 

Agora, vamos destacar uma questão de suma importância para o nosso negócio, e que vai além de tudo isso: o seu comportamento. 

No Marketing Multinível, TUDO é DUPLICAÇÃO. Ou seja, devemos nos inspirar em nossos líderes, observando-os, ressaltando suas qualidades (EDIFICANDO-OS) e copiando tudo de bom que eles fazem. 

Porém, da mesma forma que você irá se espelhar em seus ascendentes, toda a sua organização estará atenta ao seu comportamento. E temos que cuidar para que ele seja exemplar! 

Você já é um líder

Não importa o tamanho da sua rede, nem sua experiência neste negócio. A partir do primeiro segundo em que você decide desenvolver este negócio seriamente, você tem que assumir sua condição de líder e cuidar do seu comportamento, para que seja exemplar. 

Mesmo que você ainda não tenha patrocinado ninguém, o seu comportamento já estará influenciando seus convidados e construindo sua reputação junto aos ascendentes, líderes de outras linhas e potenciais aliados no futuro. 

Cada palavra, gesto, em cada momento, por mais simples que possa parecer, exerce uma influência maior do que você imagina, na percepção das pessoas em relação a sua liderança, e na DUPLICAÇÃO correta dos valores deste negócio.

Portanto, se você frequenta os eventos do Sistema da Sua Empresa, você tem a obrigação de, no mínimo, contribuir com um comportamento exemplar. 

A qualidade do Sistema é resultado do comportamento de TODOS

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas os palestrantes que sobem ao palco não são os únicos que se comunicam e influenciam. 

Quando estamos em um evento do Sistema, antes, durante e depois das apresentações, TODOS interagem entre si, de múltiplas formas! 

Em qualquer outro lugar, já seria normal observar, avaliar e "julgar mentalmente" o comportamento dos outros, mas, dentro de um Sistema de Marketing Multinível, isso acontece com muito mais intensidade.

Os convidados estão atentos porque desejam saber se o negócio é realmente bom (e se todas aquelas pessoas estão sendo sinceras). Os iniciantes prestam atenção em cada detalhe, porque estão ávidos para aprender como se faz o negócio (elas querem descobrir o "segredo do sucesso" de seus líderes). 

Os mais experientes ficam de olho nos convidados, iniciantes, downlines e uplines, inclusive de outras linhas, e em tudo o que acontece ao redor, para que o evento seja um sucesso. 

Os líderes, por sua vez, estão com o radar ligado para detectar o surgimento de novas estrelas. 

Isto significa que, embora o conteúdo apresentado no palco possa ser muito parecido, cada evento tem a sua própria história, e cada pessoa absorve aquilo que é do seu interesse no momento. 

Vou além: dependendo do objetivo da pessoa, ela estará mais atenta ao comportamento dos seus colegas da audiência, do que, propriamente, ao discurso do palestrante. 

Sua participação é a sua mensagem

Para algumas pessoas, a sua participação será mais decisiva do que a do palestrante, sabia? Dependendo do que você disser e, principalmente, fizer, ela sairá daquele evento mais determinada a fazer esse negócio. 

Você patrocinará mais pessoas e formará uma equipe melhor, se tiver este comportamento exemplar como líder: 

Chegue mais cedo para ajudar
Seja educado e atencioso com todos;
Sorria e cumprimente todo mundo;
Use seus produtos, se possível em público
Edifique seus uplines e downlines generosamente;
Edifique sua empresa e seus produtos;
Seja SEMPRE entusiasmado
Sua fisionomia tem que transmitir isso!
Encoraje, motive, inspire...
Só fale de assuntos positivos
Desvie dos assuntos negativos (trate-os depois)
Use palavras construtivas
Transmita a melhor energia possível
Promova que este evento será um divisor de águas
Agende os compromissos da semana com seus downlines
Apresente seus downlines e convidados aos líderes
Vá ao banheiro e beba água somente nos intervalos
Ajude a levar todos para a sala no horário certo
Jamais converse durante as apresentações
Bata palmas e concorde com o palestrante
Jamais questione o palestrante em público
Fique atento e anote tudo o que ele ensinar
Reconheça quem subir no palco
Leve sua equipe para tirar fotos com o palestrante
Adquira convites para o próximo evento
Promova entusiasticamente o próximo evento
Etc, etc, etc...

DIVIRTA-SE! 

Você também ganhará mais respeito no meio e terá melhor reputação junto aos líderes da Sua Empresa, se participar POSITIVAMENTE do Sistema! 

Fora dos eventos, seu comportamento continuará sendo observado. Faça o que tem que ser feito antes de promover para a sua equipe. Mantenha-se entusiasmado e na linha. 

Tudo é uma questão de hábito. Mude a sua energia e ela mudará seus resultados! 

Um grande abraço, 

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.

http://www.sergiobuaiz.com.br


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