O uso estratégico do Sistema para a RETENÇÃO

Na última lição, falamos sobre o "Ritual das Primeiras 72 Horas" e o que você deve fazer para gerar o máximo de VALOR possível, enquanto inicia o seu novo downline no negócio. 

Vimos que o objetivo deste "Ritual" é fortalecer os vínculos emocionais do seu novo downline com a empresa, com a oportunidade, com os produtos, com a linha ascendente, com o Sistema e, principalmente, com VOCÊ. 

Talvez você não tenha reparado, mas existe uma ordem aí também. Afinal, estamos falando de vínculos emocionais, e é mais fácil se envolver com as pessoas, do que com os produtos, a oportunidade e a empresa. 

Uma coisa puxa a outra, mas a emoção do seu downline começa com o relacionamento que ele tem com você. Depois, com o Sistema, onde ele conviverá com outras pessoas da sua organização, fará amizades e sentirá como participante de uma comunidade. 

Depois, vem a linha ascendente, que apesar de ser formada por diversas pessoas também, traz uma conotação mais formal (são como superiores em uma empresa tradicional). 

Os produtos/serviços também podem gerar um forte vínculo emocional, dependendo do negócio, e em função dos benefícios que oferecem. 

Este sentimento pode transformar o seu downline em um cliente fiel, disposto a comprar regularmente e divulgar para seus conhecidos. 

Porém, isto não significa que ele terá o mesmo interesse em desenvolver, profissionalmente, a rede com você. Por isso, produtos vêm depois das pessoas. Se você quer um parceiro de negócios, precisa envolvê-lo emocionalmente no time. 

A oportunidade, por sua vez, ao contrário do que muitos pensam, somente irá gerar um forte vínculo emocional, quando o seu downline experimentar ganhos e reconhecimentos consistentes. Até lá, apesar das perspectivas serem ótimas, não há vínculo emocional suficiente para a RETENÇÃO. 

Para terminar, a empresa só conseguirá despertar esse forte vínculo emocional, após alguns anos de repetidas comprovações da sua seriedade no trato da oportunidade, dos reconhecimentos, pagamentos em dia, valores corporativos, ética etc. 

A empresa é importante, mas as pessoas não continuarão empenhadas, se os demais fatores falharem. 

Você tem que promover MUITO o Sistema

Como vimos no Módulo 1 sobre DUPLICAÇÃO, a matriz ideal a ser duplicada é a matriz do Sistema. Por isso, você tem que aproveitar o seu relacionamento próximo com o novo downline, durante os primeiros dias de negócio, para promover INCANSAVELMENTE o Sistema. 

Ou seja, enquanto gera VALOR e conquista a confiança do seu novo downline, você tem que aproveitar o entusiasmo inicial dele para levá-lo aos eventos do Sistema. Nada será mais importante do que isso nas primeiras semanas! 

Lembra que você irá telefonar para apresentar o novo downline aos seus líderes ascendentes? Eles deverão demonstrar simpatia, espírito de equipe e... promover o próximo grande evento do Sistema! 

Por isso, é importante que você dê preferência aos líderes que estarão neste evento, pois o seu downline terá um motivo a mais para participar: conhecer seus novos amigos pessoalmente. 

Um mês para liberar a sua agenda

Como já dissemos, existe uma ciência por trás do Programa MULTINÍVEL EXPLOSIVO, e este Curso visa explicá-la de forma lógica. 

A partir do Capítulo 14 (Iniciação Imediata!), o Programa ensina como fazer um acompanhamento de qualidade, e isso começa com o "Ritual das Primeiras 72 Horas" (edificação, primeiro pedido, lista de nomes, convidar, apresentar a oportunidade etc). 

Você irá apoiá-lo diretamente nessas primeiras experiências do negócio, ao mesmo tempo em que promove o Sistema, a linha ascendente e faz o máximo esforço para conectá-lo aos eventos. Por quanto tempo? Um mês! Um mês é suficiente! 

Se você for atento ao que falamos até aqui, e competente nas primeiras duas semanas de acompanhamento, conseguirá estabelecer um excelente vínculo entre o seu downline, você, a linha ascendente e o Sistema. 

Se conseguir inspirá-lo a seguir com o DESAFIO DE 7 DIAS, melhor ainda. Ele terá alguns resultados animadores e ganhará confiança para os 15 dias seguintes. 

Imagine o seguinte cenário: Seu novo downline está há duas semanas no negócio, totalmente envolvido com o Sistema e o seu time de líderes. 

Ele confia plenamente em você e passou pelas experiências de usar os produtos, fazer a lista de nomes, convidar, apresentar o negócio, fazer o fechamento, edificar os líderes, promover o Sistema... ele já fez quase tudo que um líder pequeno precisa fazer. 

Ele fez com o seu apoio direto, mas já tem um pequento grupo para cuidar. 

A responsabilidade de cuidar dos outros RETÉM!

Está na hora de você passar o bastão da liderança. É disso que trata o Capítulo 15 (Autonomia Urgente!) Afinal, você poderá apoiá-lo em alguns casos estratégicos, mas não dá para você construir a rede dele inteira. 

É importante que ele assuma esta responsabilidade e experimente a sensação de liderar o quanto antes. Até porque, uma vez que se torne um patrocinador responsável, sentirá a obrigação de ser exemplo e se desenvolver mais rápido como líder. 

Porém, para que tudo isso aconteça em 15 dias, é fundamental que ele esteja conectado ao Sistema e sinta que você estará disponível para auxiliá-lo quando necessário. Você e o Sistema transmitirão a força que ele precisa para se desafiar. 

E você realmente atuará em casos específicos, quando ele se deparar com situações inusitadas, mas é importante que ele comece logo a duplicar liderança. A RETENÇÃO aumenta muito quando se tem alguém para cuidar. 

Nos quinze dias seguintes, é tempo suficiente para ele experimentar a sensação de acompanhar seus novos downlines, fazendo exatamente o mesmo que você fez com ele. 

E no final deste mês, ele dependerá muito pouco de você. 

Com mais um downline "formado", a sua agenda ficará novamente livre, você poderá se dedicar ao apoio de novos downlines, e assim por diante. Fazendo isso por 90 dias, não há como não criar um IMPULSO EXTRAORDINÁRIO! 

Um grande abraço, 

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.

http://www.sergiobuaiz.com.br

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