Termos esquisitos, poder impressionante!

Na última lição, falamos sobre a importância de obter ACONSELHAMENTO com as pessoas certas, experientes e QUALIFICADAS naquele assunto, que realmente possam nos orientar a tomar as melhores DECISÕES, tanto na vida pessoal, quanto profissional. 

Vimos também que temos liberdade e recursos suficientes para obter BONS CONSELHOS, sempre que estamos disposto a PAGAR por eles, com nossas moedas de troca: dinheiro, tempo, esforço e relacionamento. 

A essa altura, imagino que você já agendou uma sessão de ACONSELHAMENTO com seu primeiro líder ascendente, começou a ler algum livro positivo e anotou tudo o que o palestrante ensinou no último evento. 

Espero também que você já esteja DUPLICANDO esses hábitos na sua organização, pois não precisamos de nenhum outro conhecimento técnico para colocar isto em prática. 

Entretanto, existem formas estruturadas e toda uma ciência complementar sobre liderança que pode ajudá-lo a aprimorar isso, na medida do seu interesse. 

Hoje, falaremos em linhas gerais, sobre alguns termos praticados pelo mercado de RH, que podem abrir a sua visão sobre ACONSELHAMENTO. A partir daí, você poderá buscar mais informações pela Internet, através de livros e cursos específicos. 

Mentoring: ACONSELHAMENTO monitorado de longo prazo

Pela definição ampla do dicionário Oxford, mentor seria "um CONSELHEIRO sábio e confiável de uma pessoa inexperiente". 

Alguns autores consideram que o mentor pode ser alguém distante, falecido ou até desconhecido, mas o correto é eleger como mentor alguém próximo, com quem você possa manter um relacionamento de longo prazo, trocando informações e conhecimentos sobre o seu projeto de vida (ou sobre uma determinada área do seu interesse, que seja a especialidade dele). 

O termo mentoring é aplicado nesse contexto, onde há interação entre as partes. É uma espécie de monitoria, que envolve um suporte emocional de atenção e amizade, sigilo e, sobretudo, CONFIANÇA. 

No Marketing Multinível, o ideal é que esse papel seja exercido por um líder Top ascendente, com o qual você realmente se identifique. Alguém capaz de dizer o que você precisa ouvir, sempre de modo positivo, e que seja capaz de abrir a sua visão, ajudando-o a definir a melhor estratégia para realizar seus sonhos. 

Você deve conversar INDIVIDUALMENTE com o seu mentor a cada 3 ou 6 meses, dependendo da sua disponibilidade. 

Charles Handy, em seu livro "The Hungry Spirit", diz que "a sociedade deveria tentar oferecer a cada jovem um mentor de fora do sistema educacional, alguém que tivesse grande interesse no desenvolvimento e progresso daquela pessoa na vida. 

Os jovens conhecem poucos adultos além de seus pais e professores, figuras frequentemente autoritárias, que eles provavelmente rejeitarão durante a adolescência.

 É difícil para eles terem uma visão realística da vida, além de seu grupo diário ou dos modelos que adotam nos esportes ou na música, na realidade, os outros únicos adultos a respeito dos quais eles sabem alguma coisa. 

O primeiro passo para respeitar a si mesmo é muitas vezes ter granjeado o respeito de alguém que você respeita". 

O livro "Pai Rico, Pai Pobre", de Robert Kiyosaki, é um exemplo clássico de mentoring, que vale a pena conhecer. 

Coaching: ACONSELHAMENTO monitorado de curto prazo

Enquanto o mentor tem um papel mais filosófico, ajudando-o na sua evolução mental e espiritual, o coach é uma espécie de professor ou treinador particular, que o acompanha de perto, no dia-a-dia, encorajando e apoiando o seu desenvolvimento pessoal. 

O coach é um técnico que ensina jogadas e estratégias, ensaia, acompanha a prática e avalia os resultados. 

É com ele que você deve obter as instruções básicas e operacionais do negócio (o quê, como e quando fazer), bem como tratar de metas, prazos, números, progressos diários, semanais e mensais. 

No Marketing Multinível, este deveria ser o papel do patrocinador, mas sabemos que nem todos estão devidamente preparados para atuar nesta função. 

Portanto, busque na sua linha ascendente o primeiro líder que tiver um pin maior que o seu, que esteja conectado ao Sistema e focado em subir rapidamente no Plano de Marketing. Esta pessoa terá total interesse em apoiá-lo no curto prazo. 

Feedback: Comunicação entre Líderes

Para que o ACONSELHAMENTO seja efetivo e auxilie no processo de melhoria contínua, é fundamental que as partes envolvidas saibam se comunicar como líderes, ou seja, com maturidade para interpretar incentivos, elogios e críticas construtivas, com a mesma naturalidade, e extraindo sempre lições valiosas. 

O termo feedback pode ser traduzido como "resposta ou retorno". É o que o seu coach ou mentor diz, após avaliar o que você fez, em determinado período, desde a última sessão de ACONSELHAMENTO que tiveram. Das metas estabelecidas, o que foi realizado com sucesso? 

O que não trouxe resultados? Onde você errou? Qual foi o aprendizado? O que fazer para melhorar? São questões que precisam ser tratadas com transparência e sem melindre, para que o ACONSELHAMENTO seja efetivo. 

O feedback não deve ter o tom de cobrança, mas pode ser duro, quando necessário. Afinal, se existe uma relação estabelecida de CONFIANÇA entre as partes, e se o objetivo comum é melhorar os resultados, não faz sentido esconder os erros debaixo do tapete. 

Muito pelo contrário, é preciso encará-los de frente para corrigi-los! 

Infelizmente, algumas pessoas têm ENORME dificuldade de dar ou receber feedbacks, colocando-se em uma posição defensiva. Isto inviabiliza o ACONSELHAMENTO e, consequentemente, o seu progresso como líderes. 

Considerando tudo o que nós já estudamos sobre atitudes de liderança, nas chaves sobre EDIFICAÇÃO e POSTURA, certamente isso já não é problema para VOCÊ, mas talvez alguns downlines ainda sejam muito reativos ao feedback, e isso precise ser trabalhado, na hora de DUPLICAR em equipe. 

De qualquer modo, não se preocupe em decorar os termos esquisitos. O mais importante é absorver os conceitos, a lógica que envolve o ACONSELHAMENTO, como você pode sistematizar isso para o seu desenvolvimento pessoal e, principalmente, para desenvolver novos líderes. 

Um grande abraço, 

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.

http://www.sergiobuaiz.com.br





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