A importância estratégica da DUPLICAÇÃO no Multinível

Como vimos anteriormente, através dos exemplos da natureza, o poder da duplicação é inquestionável. 

Porém, como isso se aplica ao nosso negócio e, de que maneira, pode ser um diferencial estratégico da sua organização? 

Em primeiro lugar, comece a exercitar a sua visão

Tente enxergar o Marketing Multinível sob o ponto de vista de um Líder Top, com milhares de pessoas em sua rede. 

Imagine que os tais 3 a 5 anos de crescimento consistente já se passaram e que, hoje, você recebe um bônus generoso, vindo das regiões mais remotas do País. 

E agora? Como você consegue liderar tantas pessoas, em diferentes lugares, com diferentes aspirações e vivendo momentos tão distintos neste negócio? 

A resposta óbvia é que sozinho você não consegue. 

Ninguém jamais conseguirá cuidar de tanta gente e lidar com tantas situações, sem o apoio estratégico de ferramentas e sistemas preparados para auxiliá-lo na duplicação de qualidade. 

E mesmo que você fosse o melhor líder do mundo, com uma habilidade fora do normal no trato com as pessoas, e conseguisse mobilizar toda a sua organização na direção correta, quanto isso lhe custaria em termos de tempo, dedicação e esforço pessoal? 

Quantas horas por dia você teria que gastar ao telefone, respondendo e-mails e cuidando de todos os treinamentos, em todos os níveis e lugares, para milhares de pessoas? Onde estaria a sua tão sonhada liberdade financeira? 

Liderar não é ser escravo

Algumas pessoas não observam a importância estratégica da duplicação e tentam carregar seu grupo nas costas, fazendo tudo por todos. 

Isso é até possível no começo, quando você conta sua organização nos dedos. Porém, bastam algumas dezenas de downlines para essa liderança entrar em colapso. 

O limite físico cria uma barreira intransponível para o seu crescimento e, a partir daí, por maior que seja o esforço, o negócio não sai do lugar. 

Na melhor das hipóteses, anda de lado, às custas de cada vez mais desgastes. As pessoas entram e saem, sem sequer aprender o básico, pois não há um processo inteligente de duplicação, ensinado e estimulado. 

Estão todos dependentes do líder escravo, até que ele mesmo desista de continuar. 

Por mais estranho que pareça, isto acontece o tempo todo, nas melhores empresas. 

Não pela falta de ferramentas e sistemas adequados, e sim pela falta de visão desses líderes, que insistem em negar a importância da duplicação. 

A matriz ideal a ser duplicada

Já está claro que a sua rede crescerá com mais vigor e velocidade, quando todas as pessoas aprenderem a duplicar a coisa certa, sem depender de você.

Também já sabemos que a duplicação pode ser positiva ou negativa, dependendo da matriz utilizada como referência (lembre dos exemplos de duplicação das células-tronco e cancerígenas). 

Agora, o que você deve estar se perguntando é: Duplicar o quê? Qual é a matriz ideal que devemos duplicar? 

OK, é exatamente sobre isso que falaremos na próxima lição! 

Um grande abraço, 

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.

http://www.sergiobuaiz.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário