Downline não é escravo

Da mesma forma que você não pode DEPENDER dos seus uplines, como se fossem seus feitores, também não pode esperar que seus downlines sejam DEPENDENTES de você, como se fossem seus escravos. Todos têm direito à INDEPENDÊNCIA. 

Por mais que haja sintonia entre vocês, membros da mesma equipe, e que todos compartilhem um objetivo comum (chegar ao Topo na Sua Empresa), as prioridades, os limites, os valores, os bônus e os reconhecimentos são individuais. 

Ou seja, cada pessoa está COMPROMETIDA com o seu próprio plano e tem que assumir as consequências por seus atos, inclusive VOCÊ. 

Não é fácil calibrar todas as emoções, ou encontrar limites entre incentivo, encorajamento, parceria e cobrança, mas o seu papel como líder não é impor a sua vontade. 

Seus downlines podem ou não seguir seus conselhos, porque é da vontade e do direito deles. 

Não é muito diferente de criar filhos. Por melhor que seja a intenção dos pais em protegê-los e orientá-los segundo seus próprios padrões, cada um desenvolve a própria personalidade e quer ser respeitado como indivíduo. 

É preciso maturidade de ambas as partes para estabelecer os limites da tolerância, do entendimento, da obediência e da confiança, sem invadir o território alheio. 

Da mesma forma que os filhos jamais farão tudo o que seus pais idealizaram, seus downlines nunca serão como você gostaria que fossem. 

O amor é incondicional

Amar as pessoas, sejam elas seus filhos, da sua equipe ou não, é sempre o mais indicado. 

Mesmo que ainda seja difícil enxergar os outros dessa forma, pense na Lei da Atração e o quanto você quer desenvolver sua mentalidade de líder. 

O autocontrole emocional é um exercício diário que trará resultados maravilhosos para a sua espiritualidade. 

Entretanto, amar os outros não é mimá-los, superprotegê-los, nem pressioná-los. Muito menos, sufocá-los! Seus downlines, como "filhos de negócio", devem ser cuidados, preservando sua individualidade. 

Você deverá estimulá-los a desenvolverem seus talentos e aproveitarem o que há de melhor na vida, porém, você terá que deixá-los soltos, para que exercitem e realizem o que quiserem. 

Isso exigirá de você muito autocontrole como líder, pois não é fácil assistir seus filhos cometendo enganos. 

Não é fácil vê-los caírem da bicicleta e ralarem os joelhos, mas você sabe que é necessário para que aprendam a se proteger, quando você não estiver mais por perto. 

Seus downlines também são INDEPENDENTES e precisam de espaço para se desenvolverem. Alguns terão mais facilidade que outros, alguns irão mais longe que outros, mas não cabe a você interferir nisso. 

Ofereça todas as oportunidades, mas deixe que eles façam suas escolhas e sejam felizes! 

Sua felicidade não pode depender da felicidade deles

Eu sei que é duro, mas a vida nos traz maturidade para lidar com situações extremas, como a morte de um ente querido, um filho envolvido com drogas, deficiências causadas por um acidente, violência, miséria, enfim, a vida não é perfeita e o preço que pagamos pela nossa felicidade é saber enxergar sempre o lado bom das coisas, aceitando as pessoas e superando as dificuldades como elas são. 

O seu negócio de Marketing Multinível faz parte da vida e é regido pelas mesmas leis naturais.

Por isso, aceite que haverá perdas no caminho, e que será impossível ajudar todas as pessoas como você gostaria. Infelizmente, nem todos vão dizer SIM para a sua oportunidade, e nem todos os que disserem farão bom uso dela. Nem todos enxergarão nisso um caminho para a própria felicidade. 

Que você tenha paciência, sabedoria e maturidade para lidar com isso, sem perder o SEU brilho. 

Cada um dos seus downlines tem um negócio próprio, de forma INDEPENDENTE do seu. Isto significa que eles podem crescer mais ou menos que você, em maior ou menor velocidade.

Isto também significa que você não precisa esperá-los para ser feliz! 

Imponha o SEU ritmo a VOCÊ!

Algumas pessoas vivem reclamando que seus downlines não frequentam o Sistema, não vendem, não recrutam e que, POR ISSO, não conseguem alcançar a próxima meta. 

Será mesmo? Será que o direito de escolha de alguns downlines DETERMINA seus resultados? É claro que não! 

Se você está realmente empenhado em realizar este negócio com velocidade, não pode depositar todas as suas fichas no mesmo lugar. 

Não adianta insistir com dois ou três downlines que não estão dispostos a pagar o preço. Ame-os, respeite-os, mas vá em busca de outros downlines! Traga 10, 20, 50 pessoas, se necessário, e eu garanto que várias delas vão crescer. 

E as que ficarem pelo caminho? Infelizmente, acontece. Faz parte da vida! Ofereça sempre o seu melhor apoio a quem está começando, mas não pense que você salvará a humanidade. 

Sua consciência tranquila não depende dos resultados de seus downlines, e sim da certeza de ter feito a coisa certa. 

Conecte-os ao Sistema, envolva-os com o ritual das primeiras 72 horas, ajude-os a organizarem suas primeiras demonstrações e apresentações... a partir daí, acredite, depende mais deles do que de você. 

Pratique o desapego. Olhe mais para o presente e futuro do que para o passado. Preocupe-se menos com os que ficaram pelo caminho, e mais com aqueles que virão, sedentos por esta oportunidade maravilhosa que você tem nas mãos! 

Não sofra com aquilo que não está sob o seu controle. Isso não tem nada a ver com egoísmo, individualismo, frieza, comodismo ou irresponsabilidade. 

Tem a ver com sua MATURIDADE como Líder. Você não construirá nada chorando pelo leite derramado. Pelo contrário, se controlar o seu estado emocional, será muito mais útil e produtivo, ajudando cada vez mais pessoas. 

Faça o seu melhor e seja FELIZ! Você merece! 

Um grande abraço,  

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.

http://www.sergiobuaiz.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário